top of page

COMO FUNCIONA UMA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS


VOCÊ SABE PARA O QUE SERVE E COMO FUNCIONA UMA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS?


Quem nunca comprou alguma coisa achando que estava fazendo um ótimo negócio, e após algum tempo percebeu que não era um negócio tão bom negócio assim?!

Já é ruim passar por isso quando falamos de bens de uso e consumo, com valores menores, como roupas, acessórios, eletrodomésticos, entre outros…

Agora imagine cometer este erro na comercialização de um imóvel!!!

Os valores envolvidos são muito altos e qualquer 5% de erro ou desconto é muito dinheiro.

Ou ainda, imagine você, empreendedor, um erro no preço de compra de um terreno para construção ou ainda nos valores de comercialização dos imóveis a construir, irá com certeza colocar em risco a econômica de todo o empreendimento.

Para isso e também para outros fins que existe a atividade de avaliação de imóveis. Essa atividade sempre foi uma atribuição exclusiva de engenheiros e arquitetos, que conhecem bem as características construtivas de um imóvel, porém, em 2013, os corretores de imóveis, que são os profissionais que atuam diretamente na comercialização de imóveis, também ganharam o direito de exercer essa atividade – agora cabe a você cliente, entender qual é o melhor profissional para te atender. Afinal de contas, não basta ser engenheiro, arquiteto ou corretor, o ideal é estar envolvido no mercado e ser um especialista no assunto.

Se fosse fácil avaliar, não existiriam os especialistas, você mesmo poderia fazer!

Durante a avaliação, vários fatores são levados em consideração, como: a localização do imóvel, suas áreas, o padrão de acabamento e o estado de conservação da construção, o número de cômodos, o número de vagas, dentre outros fatores, as vezes uma parede que você retira para aumentar a garagem pode dar uma variação significativa no preço.

E o valor do laudo, na maioria das vezes não chega a 0,5% do valor do imóvel.

Cuidado, a economia de 0,5% pode custar muito mais do que isso!

Justamente para garantir a precisão da avaliação que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou e revisa periodicamente a norma ABNT NBR 14.653, dividida em 7 partes, que visa dar as diretrizes para a avaliação imobiliária.


E QUANDO ELA PODE SER NECESSÁRIA?!

Eis abaixo algumas situações em que seria muito útil saber o valor correto de mercado de seu imóvel.

  • Pessoas e empresas que querem vender ou comprar um imóvel, ou desejam saber o valor real de mercado da propriedade;

  • Empresas que precisam prestar contas do seu portfólio para cotistas de forma profissional e segura;

  • Interessados em adquirir um terreno ou lançar um empreendimento, mas antes desejam conhecer as condições e a vocação do imóvel;

  • Empresas que requerem a atualização dos dados contábeis para que os ativos imobilizados representem o valor justo de cada bem;

  • Pessoas ou empresas que necessitam avaliar um imóvel para definir seu valor como garantia de empréstimo, seja como credor ou contratante.

  • No caso de financiamento imobiliário, em que os bancos têm que avaliar se os valores as transações estão corretas.


COMO SABER QUEM CONTRATAR?

Procure especialistas no assunto, os corretores de imóveis de uma forma geral têm bom conhecimento dos preços praticados no mercado naquela época, mas não necessariamente tem conhecimento sobre planejamento de cidades, valorização do mercado imobiliário e padrões construtivos, já os engenheiros que não atuam na área, podem pecar na noção de mercado.

Procure profissionais que atuem no mercado imobiliário e que sejam especialistas no assunto.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page